WordKids – Participação na WordCamp

No início do mês estive presente na WordCamp São Paulo, tutorando uma oficina para crianças.

No dia 5 de outubro ocorreu a WordCamp São Paulo, conferência da comunidade WordPress que ocorre anualmente na capital paulista desde 2012. Eu tive a oportunidade de facilitar um dos dois espaços infantis que rolaram no evento: o WordKids.

Além desse espaço, ocorreram diversas Palestras e oficinas dos mais variados assuntos. Variado também foi a diversidade de pessoas que participou do evento que abriu espaço para desenvolvedores periféricos, mulheres, negros e, pela primeira vez, crianças.

No WordKids se misturaram crianças de uma escola pública da periferia de São Paulo e filhos de participantes do evento, programadores, jornalistas e outras profissões. Eram 20 crianças com um único objetivo: Aprender sobre computadores, internet e, é óbvio, desenvolvimento de um site em WordPress.

Para isso, utilizamos a ferramenta do https://jurassic.ninja/ , uma plataforma de instalação do sistema WP para testes e educação.

Foi fantástico, assim como o resultado. Que nos próximos anos possamos aumentar ainda mais a participação de crianças em eventos de tecnologia para que elas possam aprender e para que possamos liberar os pais e, principalmente, as mães para que participem desses eventos como um todo.

Segue abaixo o projeto desenvolvido para essa oficina:

WordKids – WordCamp 2019

A oficina visa trabalhar conceitos sobre tecnologia e ouso e desenvolvimento de ferramentas de criação de conteúdo com crianças com idades entre 8 e 14 anos.

Objetivo

A proposta é que as crianças compreendam o básico do funcionamento de computadores, internet, sites e WordPress.

Metodologia

A metodologia utilizada pelo WordKids se baseia em educação popular e educação freiriana. A partir de conversas, falar sobre o surgimento da informática e internet. Apresentar o software WordPress, os conceitos de software livre, desenvolvimento comunitário e linguagem de programação, ensinar o básico sobre funcionamento de temas e plugins e desenvolver uma atividade baseada em problemas para que eles interajam com a ferramenta.

Toda a metodologia está vinculada a trabalho em grupos, que serão organizados de acordo com faixa etária e conhecimento prévio de computador.

Etapas

  1. Apresentação do computador, conversa sobre o funcionamento dos computadores (eletricidade se transformando em informação), etc.
  2. Conversa sobre a invenção e funcionamento da internet, a ideia de software livre e de desenvolvimento comunitário.Conversa sobre linguagem de programação e pequenas atividades lógicas para explicar o funcionamento de códigos.
  3. Apresentação do WordPress e acompanhamento para instalar o software localmente.Trabalhar a instalação e configuração de plugins e temas e conceitos de post e páginas.
  4. Apresentação de um problema para que todos debatam e resumam coletivamente. Esse problema será a requisição da criação de um blog sobre cinema (talvez universo Marvel)em que conste algumas notícias (copiadas e coladas de alguns portais) e algumas páginas com descrição de personagens.

Conheça mais sobre o meu trabalho de tutoria nesse link.