Estudo sobre o crescimento de Jair Bolsonaro no Twitter

Alguns pequenos dados sobre a utilização do Twitter pelo presidente Jair Bolsonaro a partir da utilização de ciência de dados básica.

O Crescimento do presidente Bolsonaro nas redes é algo que provavelmente jamais foi visto na história do país. Envolto em polêmicas e diversas falas racistas, misóginas e proto-fascista, o nosso atual presidente soube trabalhar seu nome nas redes repetindo táticas adotados pelos pró-brexit, Donald Trump e outros que vieram em uma crescente anti-democrática utilizando a internet para quebrar a nossa democracia.

Mais sobre isso pode ser encontrado no documentário: Driblando a Democracia, onde se explicar o crescimento dessas correntes conservadoras e como elas utilizam dados e a internet para ganhar público.

Fiz alguns estudos sobre o crescimento de Jair Bolsonaro nas redes, abaixo alguns gráficos sobre a atuação de Jair Bolsonaro no Twitter:

Quantidade de Tweets

Gráfico de Tweets de Jair Bolsonaro.

O Gráfico acima analisou todos os tweets de jair bolsonaro. Nele podemos ver o momento em que Bolsonaro resolveu adotar o Twitter como seu principal meio de comunicação. Houve um crescimento residual durante os anos de 2013 e 2014, porém foi a partir do segundo trimestre de 2015 que o Twitter se tornou o foco do presidente.

Houve apenas um pequeno silêncio no início de 2017, porém logo esse silêncio foi abandonado.

Após as eleições, no terceiro trimestre de 2018, ele passou a usar ainda mais o Twitter, potencializando sua ação nesse rede para a defesa do seu governo.

Quantidade de Retweets

Gráfico de Retweets de Jair Bolsonaro.

Por mais que tenha adotado a ação no Twitter como prioridade desde 2014, foi apenas a partir de 2017 que as publicações de Bolsonaro no Twitter começaram a ter um alcance maior. Isso é demonstrado no gráfico acima que soma a quantidade de retweets que suas publicações obtiveram.

Foram três anos de trabalho para conseguir alcançar um sucesso maior nas redes sociais.

Durante o processo eleitoral, esse potencial aumentou ainda mais, tendo um pico nos meses pré-eleitorais e, mesmo com uma queda após isso, se estabilizando, demonstrando a criação de uma base em defesa do governo ultra-liberal e conservador de Bolsonaro.

Palavras mais utilizadas

Nuvem com as palavras mais utilizadas por Jair Bolsonaro.

Essa nuvem de palavras demonstra as palavras mais repetidas por Jair Bolsonaro. Por mais que o presidente se venda como um defensor da família e de Deus, os discursos mais violentos acabam repercutindo mais.

As Palavras mais usadas por Bolsonaro são Brasil e seu próprio nome, o que seria esperado por um candidato que se tornou presidente do país, porém a palavra PT, PSOL e Esquerda é bastante utilizada em um tom de denúncia e de discurso de extermínio.

Finalizando

Essa análise é apenas um pequeno exemplo do que é possível descobrir com ciência de dados. É importante ressaltar o potencial que há nessas técnicas para esboçar táticas que consigam proteger a democracia e fortalecer as estruturas nacionais do país.

Descobrir como ocorreu essa ruptura democrática e aprofundar mais em dados como esses é mais do que necessário para esboçar uma reação baseada na realidade e mesmo aprender com nossos adversários a utilizar as ferramentas de rede. Só assim conseguiremos avançar como um povo que protege sua democracia.

Gostaria de estudar mais sobre Ciências de Dados? Entre em contato para uma tutoria.